Invenções do período da Guerra Fria

1. Internet

Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos buscavam desenvolver uma rede de comunicação descentralizada, ou seja, que permitisse dividir as informações em vários pedaços. Assim, caso um espião da URSS tivesse acesso a informações de uma unidade militar dos EUA, conseguiria apenas um trecho de todo o plano. Desta forma, a ARPA, agência militar desenvolvida para a criação desse projeto, financiou estudos e pesquisas acadêmicas que pudessem levar à criação da ARPANET. 

No início, o acesso a essa rede estava restrito para usos militares, sendo, mais tarde, liberado também para o uso acadêmico. 

2. Forno de microondas

Durante a Guerra Fria, um norte-americano que trabalhava na fornecedora militar Raytheon, Percy Spencer, inspecionava válvulas mecânicas usadas em radares e que eram capazes de gerar ondas eletromagnéticas, chamadas magnétrons.

Depois de algum tempo perto desses equipamentos, Spencer percebeu que uma barra de chocolate que estava em seu bolso havia derretido. Ele logo deduziu que isso havia ocorrido devido ao calor gerado pelos magnétrons. Assim, Spencer resolveu criar um aparelho que aquecesse comida por meio desse princípio. A Raytheon comprou a ideia e lançou o primeiro forno de microondas em 1947, batizado como Radarange 1161. Esse microondas pesava 340 quilos e custava em torno de 2 mil dólares.

3. Computador

O primeiro computador eletrônico do mundo, conhecido como ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), começou a ser desenvolvido por engenheiros da Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos, mas só ficou pronto em 1946, durante a Guerra Fria. Projetado para o Exército americano, o aparelho servia para auxiliar nos cálculos de artilharia. O ENIAC ajudou, inclusive, no desenvolvimento da bomba de hidrogênio, testada pelos Estados Unidos em 1952.

Este aparelho realizava cerca de 5 mil operações por segundo, pesava 30 toneladas, tinha mais de 2 metros de altura e ocupava uma área de 15 por 9 metros. Ele custava cerca de 400 mil dólares.

4. Laser

A criação do laser só foi possível devido a um conjunto de teorias. Em 1905, Albert Einstein publicou um artigo sobre o chamado efeito fotoelétrico, criando, assim, o conceito do fóton, ou seja, partícula da luz. No entanto, as informações ficaram esquecidas durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1953, cientistas americanos deram o primeiro passo com a criação do maser (Microwave Amplification by Stimulated Emission of Radiation), um dispositivo similar ao laser, que produzia microondas em vez de luz visível, mas não em forma contínua. Em meio à guerra tecnológica travada entre norte-americanos e soviéticos durante a Guerra Fria, o estudo da luz foi uma obsessão de ambas as partes, fazendo os soviéticos contra-atacarem com a criação de algo semelhante, mas que permitia a emissão de ondas de forma contínua.

Em 1960, um físico estadunidense chamado Theodore H. Maiman montou o primeiro laser (cuja sigla em inglês significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação).

Apesar de não ter sido o criador do laser, Albert Einstein leva o crédito por ter sido o cientista que descobriu o efeito físico existente por detrás do funcionamento do laser, a emissão estimulada.

Atualmente, o laser é aplicado para diversos fins, como na indústria, na soldagem de carros e na medicina (em cirurgias ópticas e de remoção de pedra nos rins).

Fontes: http://www.tecmundo.com.br/tecnologia-militar/34671-8-tecnologias-inventadas-para-a-guerra-que-fazem-parte-do-nosso-cotidiano.htm#

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/que-invencoes-de-guerra-a-gente-usa-hoje-em-casa

http://www.xonei.com/10-invencoes-que-nasceram-durante-periodos-de-guerra/

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/ciencia/como_funciona_laser

http://www.mundoeducacao.com/fisica/o-raio-laser.htm

Imagens: http://gwconect.com.br/novo/?page_id=979

http://www.diarioliberdade.org/component/content/archive.html?year=2012&month=2

http://rotinadigital.net/como-surgiu-o-forno-micro-ondas/

http://planetech.uol.com.br/2009/10/30/laser-para-projetores-vai-economizar-energia/

Anúncios

Um pensamento sobre “Invenções do período da Guerra Fria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s