A propaganda nazista

A propaganda nazista foi um meio político que Adolf Hitler encontrou pra disseminar seu ideal de Nacional Socialismo que compreendia o racismo, o anti-semitismo e o anti-bolchevismo.

Quando subiu ao poder em 1933, Hitler estabeleceu um ministério da propaganda (Ministério do Reich) para esclarecimento popular e propaganda, dirigido por Joseph Goebbels.

Joseph Goebbels, ministro da propaganda alemão, discursa na noite da queima dos livros. Berlim, Alemanha, 10 de maio de 1933.

O objetivo do ministério era garantir que os pensamentos nazistas fossem transmitidos com sucesso através da arte, música, teatro, filmes, livros, rádio, material educacional e imprensa. Para isso, foi estabelecido duas tarefas ao ministro da propaganda Goebbels: assegurar que ninguém na Alemanha lia ou via ideias contrárias ao Partido Nazista e assegurar que as ideias nazistas  fossem expostas da maneira mais persuasiva possível.

Muitas dessas propagandas foram voltadas para a questão racial, onde existiria uma raça ideal e pura (raça ariana), livre de judeus, ciganos, negros e pessoas com deficiências.

O cinema teve um grande e importante papel na divulgação das ideias nazistas. Os filmes nazistas retratavam os judeus como seres “sub-humanos” que se infiltraram na sociedade ariana. “O Eterno”, filme dirigido por Fritz Hippler, retratava os judeus como parasitas culturais ambulantes, consumidos pelo sexo e pelo amor ao dinheiro.

5060b-judeusvermes

O regime nazista  utilizou até o final a propaganda de forma efetiva para mobilizar a população alemã no apoio à sua guerra de conquistas. A propaganda era também essencial para dar motivação àqueles que executavam os extermínios em massa de judeus e de outras vítimas do regime nazista. Também serviu para assegurar o consentimento de outras milhões de pessoas a permanecerem como espectadoras frente à perseguição racial e ao extermínio em massa de que eram testemunhas indiretas.

Imagem: http://www.ushmm.org/lcmedia/photo/lc/image/85/85339a.jpg

Fonte: http://passadosetempos.blogspot.com.br/2012/05/totalitarismo.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s