Curiosidades sobre a Primeira Guerra Mundial

1. No início de 1917, antes dos EUA entrar definitivamente na guerra, a Inglaterra tinha em mãos um documento alemão, que foi enviado ao México e interceptado. Esse documento, denominado “telegrama Zimmerman”, pedia que o país latino-americano invadisse os Estados Unidos. A Inglaterra, em vez de mostrar imediatamente ao seu aliado, resolveu guardar a mensagem para usá-la na hora certa e conseguir o apoio dos EUA no final da guerra.

O telegrama Zimmerman foi enviado codificado ao México

2. A maior baixa de homens em um único dia durante a Primeira Guerra Mundial ficou a cargo da Inglaterra que, durante a batalha de Somme, perdeu 60 mil soldados. Esse número excedeu a todas as perdas americanas durante a guerra.

3. A Primeira Guerra Mundial foi um dos eventos mais caros da história, tendo custado mais de 100 bilhões de dólares, fora o valor em vidas humanas perdidas.

4. Os EUA ainda viviam uma grande onda racista em seu país; mas, mesmo assim, uma divisão chamada Fighters Harlem, que tinha apenas negros em suas linhas, foi para a guerra. Os atos de bravura e coragem desse grupo chamou a atenção dos Aliados. A França deu a eles a Croix de Guerre, uma condecoração dada a soldados estrangeiros; mas, nos EUA, esse pelotão foi totalmente ignorado pelo fato de serem negros.

Fighters Harlem

5. Muitos americanos queriam, de todas as maneiras, que seu país entrasse na guerra. Porém, o EUA só fez sua entrada no conflito muito tempo depois. Isso gerou um grande número de alistamentos americanos na França e Inglaterra. Essa legião estrangeira ficou famosa, principalmente a Esquadrilha Lafayette, um grupo de pilotos americanos que lutaram pela França. Eles tornaram-se um dos principais esquadrões aéreos de toda a guerra, vencendo centenas de batalhas para os Aliados.

Fontes: 

http://minilua.com/incriveis-fatos-primeira-guerra-mundial-1/

http://minilua.com/incriveis-fatos-primeira-guerra-mundial-2/

Imagens: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telegrama_Zimmermann

http://en.wikipedia.org/wiki/369th_Infantry_Regiment_(United_States)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s